Sommelier de Cerveja e a Sociedade

Em 2010 surgiu no Brasil, o então inédito curso de Sommelier de Cervejas. Duas instituições foram as responsáveis em inaugurar esse curso no país, o Senac que tem parceria com a Doemens Academy e a ABS (Associação Brasileira de Sommelier) que tem parceria com o Instituto da Cerveja. Dois anos depois, muitos sommeliers formados e ainda muita gente querendo aprender essa “nova” tarefa! Com isso surgiram mais cursos pelo Brasil, o pessoal do Mestre-Cervejeiro e a Cervejaria Invicta com parceria do Science of Beer HR Educacional, abriram vagas para os interessados. Cidades como São Paulo, Blumenau, Curitiba, Água de São Pedro, Campos do Jordão e agora Ribeirão Preto estão cheios de cursos e oportunidades.

 

imagem Dan reis
Olhando a cerveja mais além. Imagem Dan Reis

Eu fiz o curso na primeira turma de 2010 do Senac. Para mim, tudo era novo. Tinha começado a pouco tempo trabalhar com cervejas, na época eu era Gerente de Marketing da Cervejaria Colorado e Marcelo Carneiro (o proprietário, da Fantástica Fábrica) me deu a grande oportunidade de aprender mais, ir além dos portões da fábrica. Ele, antes do curso iniciar me deu a preciosa dica “estuda e muito antes de começar esse curso, garotinha“. A melhor dica que ele poderia ter me dado! Muitos começam do zero, chegam ao curso sabendo o mínimo. Aí, vem a famosa frase usada em restaurante ” a pessoa nada” (de natação). Ou seja, fica perdida com tanta informação!

imagem dani reis
Carol Oda sommelier. Imagem Dani Reis

O curso durou 2 semanas, manhã e tarde aprendendo e degustando. Era preciso sim ter noção, ter estudado. Na turma grandes mestres cervejeiros, donos de cervejarias, chefs de cozinha, donos de lojas, sommelier de vinhos, todos de peso! Saber mais do que o nome dos ingredientes, saber mais do que cheiro de baunilha, ter bebido mais do que meia dúzia de rótulos, fazia com que cada aula fosse ainda mais aproveitada.

imagem Dan Reis
Mundo de cores. Imagem Dan Reis

As cervejas foram todas degustadas à cega. Assim o peso de um bom marketing não ia atrapalhar a análise. Foram mais de 90 rótulos. Como professora e mestre Cilene Saorin.

imagem Dan Reis
(Fabiana Arreguy, Amanda Reitenbach, Marco Falcone 1,2,3 e já. Imagem Dan Reis

Ouvi falar muito bem sobre o curso da ABS que é regido pelo Instituto da Cerveja, muitos sommeliers que fizeram Senac, completaram um segundo curso na ABS. O curso é ministrado pelos experts Kathia Zanatta e Alfredo L.B. Ferreira, exclusivamente. E tem uma didática diferente do curso no Senac.

E assim, mais e mais pessoas entram para um mundo de malte, lúpulo, leveduras e milhares de adjuntos! Outros cursos nascem para suprir necessidades geradas pela alta demanda, como é o caso do curso que acontece na FGV, Administração dos Negócios de Cerveja, uma parceria com o pessoal da Sociedade da Cerveja, ministrado por Túlio Rodrigues.

Agora, o pessoal da Sociedade da Cerveja abriu ainda mais a porteira! A turma lançou um curso on-line e grátis! Com layout de fácil compreensão e vídeo-aulas curtas, ajudando assim a muitos profissionais que não tinham acesso por falta de tempo, por falta de dinheiro ou oportunidade, podem rapidamente ter uma noção melhor sobre a bebida mais consumida em nosso país! Quem depois desse curso se sentir muito apaixonado pelo assunto, cria asas e busca então os cursos de capacitação profissional mais focado!

Para os donos, gerentes e líderes de restaurantes, bares, hotéis e empórios, fica a minha dica de passar esses vídeos para seus funcionários e colaboradores que trabalhem diretamente com cerveja e atendimento. Assim melhoramos ainda mais a forma como o consumidor final encara a cerveja “especial”, podendo aprender que especial é como tomamos, cerveja boa é cerveja!

A Por Obséquio também tem um treinamento em cervejas com modelos diferentes para atender as alternadas necessidades. Temos hoje também uma parceria com a sommelier Carolina Oda, que dá consultorias na área de cervejas e super expert, sempre viajando pelo mundo para conhecer mais sobre o assunto!

 

Certificado Academia da Cerveja
Certificado Academia da Cerveja

Sem contar os cursos de fabricação de cerveja caseira, que eu vou deixar para um outro post, por que o espaço ficou pequeno para falar de cerveja tão rápido!

Obrigada! Saúde!

Bia Amorim

filosofia de vida
filosofia de vida

As fotos do curso Sommelier de Cerveja são todas do Dan Reis dan@danreis.com 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s