CERVEJAS AMERICANAS E FAST FOOD

AMERICANAS_sold out

No dia 24/09/2013 aconteceu a primeira harmonização do Calendário de 2013! Estávamos com a casa cheia e um pessoal muito interessado em ouvir sobre o cenário cervejeiro americano, fazendo algumas comparações com o cenário cervejeiro atual no Brasil!

Abaixo conto um pouquinho sobre cada harmonização que foi feita e como foi pensada!

Serviço, Rogue Voodoo Bacon
Serviço, Rogue Voodoo Bacon

Fiz uma lista grande de cervejas americanas que podiam participar do evento, e uma das primeiras foi a Rogue Voodoo Bacon. Eu nunca tinha tomado e por isso não sabia como ela era, mas acreditei que coisas estranhas podem nos ensinar alguma coisa! Primeiro tive que conseguir a cerveja, já que poucas unidades vieram para o Brasil e quando liguei na importadora, não tinha mais nenhuma garrafa por lá! Bom, sorte que depois que eu tinha desistido, o Samuel do Empório Santa Fé me contou que tinha um estoque delas lá em Sertãozinho!

foto: Rogério Volgarine
foto: Rogério Volgarine

Quando fui pesquisar sobre a cerveja, o que faço em todas as harmonizações, não achei nada muito otimista!

No site do Clubeer 

“De uma improvável união entre a cervejaria americana Rogue e a fabricante de donuts Voodoo Doughnuts, nasceu a ainda mais improvável Voodoo Doughnut Bacon Maple Ale. Esta Brown Ale leva como um de seus 13 ingredientes, pasmem, bacon defumado. A coloração de bebida, assim como a garrafa, é rosada, e possui 6,5% de teor alcoólico.  Sem nenhuma surpresa, ela harmoniza muito bem com bacon, carnes e embutidos perfumados.”

No site da Rogue, eles contam alguns dos 13 ingredientes que esta cerveja possui: http://rogue.com/beers/voodoo-bacon-maple.php

No site do Eu bebo sim, ela foi caracterizada com uma das 13 cervejas mais bizarras do mundo: http://eubebosim.com/as-13-cervejas-mais-bizarras-do-mundo/

Aqui o link dela para o Beer Advocate http://beeradvocate.com/beer/profile/132/72720

Eu achei a cerveja uma delícia, parece uma mistura de Brown Ale com Rauchbier e ficou perfeita com Batatinhas fritas e principalmente o molho Cheddar. Falei que a cerveja era tão estranha e baixei tanto a expectativa do pessoal, que no fim todo mundo gostou, já que estavam achando que ia ser muito, muito ruim!

foto: Rogério Volgarine
foto: Rogério Volgarine

A segunda harmonização foi com a Brooklyn Lager, uma deliciosa cerveja do estilo Vienna. Esta cerveja já ganhou no Brasil pela Revista Prazeres da Mesa (2011) como melhor cerveja a venda no país em 2010. Realmente é uma das minhas favoritas e hoje é muito fácil de achar, inclusive na Rede de Supermecados Pão de Açúcar! Eu gosto desta cerveja por que ela nos engana bem e pode se passar por uma Ale….bastante saborosa e um “Q” de lúpulo que não é tão fácil de ser encontrado em qualquer Lager por aí!

A Chef Sabrina Galli preparou um Mini Hambúrguer com cebolas caramelizadas e queijo Cheddar, é um clássico saboroso e combinou muito bem com a cerveja!

Estudando sobre a cerveja:

RateBeer – http://www.ratebeer.com/beer/brooklyn-lager/528/

A cerveja também já ganhou várias medalhas importantes. No site da cervejaria tem bastante informação e outras opções de harmonização.

Brooklyn Brewery: http://brooklynbrewery.com/brooklyn-beers/perennial-brews/brooklyn-lager

foto: Rogério Volgarine
foto: Rogério Volgarine

Anc­hor é a pri­me­ira cer­ve­jaria ar­te­sanal dos EUA e sua da­ta de fun­dação re­mon­ta à épo­ca da Cor­ri­da do Ouro, tem­po em que o alemão Gott­li­eb Brek­le che­gou à Ca­lifórnia com sua família. Até ho­je não se sa­be exa­tamen­te o por­quê do no­me Anc­hor – pro­vavel­mente uma alusão à in­tensa vi­da por­tuária da re­gião. É uma cer­ve­jaria que, co­mo uma fênix, semp­re re­nas­ce, re­sis­tindo aos cap­ri­chos da ro­da da for­tu­na. Pas­sou pe­lo gran­de ter­re­moto de São Fran­cisco de 1906, pe­la Lei Se­ca dos anos 20 e che­gou aos di­as de ho­je li­deran­do um mo­vimen­to re­volu­ci­onário nos EUA – o re­nas­ci­men­to das craft be­ers, ou cer­ve­jas ar­te­sana­is. A  Anc­hor Bre­wing é a ped­ra fun­da­men­tal des­se mo­vimen­to, sen­do, até ho­je, uma das ma­is res­pe­ita­das e autênti­cas mic­ro-cer­ve­jari­as do país. Um brin­de à tra­dição e à re­novação!

A Anchor Liberty foi a pri­me­ira IPA pro­duzi­da nos EUA pós Lei-Se­ca e a pri­me­ira a usar dry-ho­ping – es­ta cer­ve­ja fez uma re­volução no craft-bre­wing do país.

SITE: http://www.anchorbrewing.com/beer/liberty_ale

CANAL DO YOUTUBE http://www.youtube.com/user/AnchorBrewing?feature=watch

BEERADVOCATE: http://beeradvocate.com/beer/profile/28/665

RATEBEER http://www.ratebeer.com/beer/anchor-liberty-ale/47/

Para esta harmonização saiu da cozinha Onion Rings super crocantes e sequinhas. Na massa para fritar as cebolas, a chef colocou um pouco de cerveja, nada menos que uma Brooklyn Brown Ale =) quem quiser a receita vai ter que pedir para a Sabrina! A combinação ficou muito boa e a cerveja impressionou! Apesar de ser uma IPA ela não tem um amargor tão pronunciado e é bastante refrescante.

 

foto: Rogério Volgarine
foto: Rogério Volgarine

Mais uma IPA foi servida. Assim como a Anchor, esta IPA da cervejaria Founder´s não é tradicional. Logo no aroma ela já se mostra diferente, tem um bouquet floral muito mais intenso do que em outras cervejas. Bastante equilíbrio entre dulçor do malte e amargor dos lúpulos com seu toque cítrico. Para harmonizar, a Chef fez outro clássico, uma hambúrguer com queijo gruyere, alface americana, tomate e relish de pepino. Como acompanhamento, um molho especial e super secreto que nos fez lamber os pratos!

Mais sobre a Centennial IPA da Founder´s

No site da cervejaria: http://foundersbrewing.com/our-beer/centennial-ipa/?av-submitted=true

Sua ótima pontuação nos sites:

Beer Advocate http://beeradvocate.com/beer/profile/1199/5441

Rate Beer http://www.ratebeer.com/beer/founders-centennial-ipa/3168/

foto: Rogério Volgarine
foto: Rogério Volgarine

Com 9% de álcool esta cerveja nos deu um Gran Finale! Um Imperial Russian Stout, cremosa! Mas… resolvemos colocar ela no liquidificador com sorvete de creme e ir batendo até ficar com a consistência de milkshake! Saiu da cozinha com calda de chocolate (creme de leite fresco com raspas de chocolate derretido) e um canudinho! Foi puro amor! Como eta cerveja tem um sabor bastante marcante e um torrado muito equilibrado, combinou perfeitamente com o chocolate e o creme do sorvete. Vale muito a pena testar em casa!

A Old Rasputin tem mais de 13 prêmios!

Um review do pessoal do Real Ale/ Craft Beer: http://www.youtube.com/watch?v=Byo6oIC4444&feature=youtu.be

Página Oficial da cervejaria North Coasthttp://www.northcoastbrewing.com/beer-rasputin.htm

Beer Advocate http://beeradvocate.com/beer/profile/112/412

HARMONIZA.SOM

Para uma harmonização perfeita, nada melhor do que música embalando os movimentos de levantar os copos! Quem conseguiu criar o ambiente perfeito foi o Toni Manero que com a lista de cervejas pensou em como seria o setlist a cada apresentação. Com isso, toda vez que eu apresentava uma cerveja, ele dava o play e tínhamos um estilo musical diferente. Ou seja, quando a gente tomava uma cerveja da California, o que tocava eram músicas autóctones. O setlist está aqui neste LINK.

Conversando com o Toni (que a gente super agradece ter participado deste e espera que participe de muitos outros), ele me disse:

Fiquei encantado com o seu público! Em especial com uma pessoa que disse que o meu som fez com que ela fosse para Detroit e se sentisse como se estivesse na Motown. Quer coisa mais bacana que isso!”

O Toni não é exclusividade das nossas harmonizações e quem quiser um dia fazer algo bem legal é só escrever para ele: asouza@uol.com.br

Toni, o manero!
Toni, o manero!

Ficamos muito contentes com o resultado do evento! Pessoas felizes, com um valor agregado em cultura cervejeira! Para nós um evento de amigos, comendo e bebendo do melhor! Este evento com certeza vai se repetir no ano que vem, agora é só aguardar!

A equipe do CF Café e as estagiárias, alunas da Prof. Sabrina na Faculdade Barão de Mauá
A equipe do CF Café e as estagiárias, alunas da Prof. Sabrina na Faculdade Barão de Mauá
Bia, Toni e Sabrina- encontro de professores
Bia, Toni e Sabrina- encontro de professores
Livia, Bia, Nat e Fernanda
Livia, Bia, Nat e Fernanda
Vera, Bia, Dalton
Vera, Bia, Dalton
Toda a turma do Emporium Gourmet de Barretos
Toda a turma do Emporium Gourmet de Barretos
Bia, José Carlos e Maria de Fátima
Bia, José Carlos e Maria de Fátima
Milkshakebeer
Milkshakebeer
as pessoas ficam felizes em participar =)
as pessoas ficam felizes em participar =)
Turma da bancada!
Turma da bancada!
Dr. Francisco Dias
Dr. Francisco Dias
Um brinde a cultura cervejeira
Um brinde a cultura cervejeira
mulheres cervejeiras
Mulheres cervejeiras
As estrelas da harmonização
As estrelas da harmonização
A turma, toda feliz =)
A turma, toda feliz =)

Todas as fotos foram feitas pelo fotógrafo cervejeiro Rogério Volgarine ( http://www.volgarine.com.br/ ), tem mais fotos do evento na página dele, é só acessar aqui: http://volgarine.com.br/2013/09/24/harmonizacao-cervejas-amerinas-e-fast-food-bia-amorim/

As cervejas eu comprei no Empório Santa Fé e se você der sorte ainda encontra algumas dessas belezinhas por lá: https://www.facebook.com/emporiosantafe

* Se você reparou no folder, eu tive que mudar algumas cervejas que estavam em falta por aqui! Na verdade acabei trocando só os estilos dentro da proposta das cervejarias. Fazer evento com cervejas importadas é assim mesmo e não pode haver stress por conta disso, bom mesmo é beber, menos, melhor e com cia boa!

Até o próximo evento!

#bebamenosbebamelhor

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s