HARMONIZANDO CERVEJAS E DOCES

Já pensou em comer sobremesa e junto, harmonizar uma cerveja? Parece realmente estranho, mas é delicioso! Eu já havia feito uma harmonização de Chocolates com Cerveja no Emporium Gourmet de Barretos e desta vez, colocamos no Calendário uma proposta parecida. Vamos desmistificar isso da maneira mais gostosa: provando!

Por indicação da Sabrina Galli, fomos até a Sucreria, uma pequena casa de doces artesanais que abriu a pouco tempo em Ribeirão Preto. Lá a Katharine Fiorotto reproduz as delícias que aprendeu na escola Le Cordon Bleu e com um mestre belga!

cerveja nenhum de nósComeçamos com uma cerveja Weiss produzida aqui no estado de São Paulo e com uma roupagem conhecida! A cerveja foi feita para o pessoal da banda Ultraje a Rigor, é a Nós vamos invadir sua praia! Que aliás é uma bela cerveja para acompanhar a brisa do mar 😉 . Como não dá para só comer doces, servimos uma entradinha para compor a noite!

tereza pilsenA segunda cerveja acompanhou a brusquetta também e é uma Pilsen Extra Hop, a Tereza! Mesmo com o processo de Dry Hopping é uma cerveja bastante leve e fácil de ser bebida.

brusquettaAs vezes a gente só precisa da simplicidade de uma brusquetta com tomates frescos e manjericão colorido!

hitachino beerA terceira cerveja veio acompanhada de um bolinho de limão e amêndoas, super macio. Para esta harmonização, pensei em uma cerveja tão leve que não disputasse com a delicadeza do bolinho. A cerveja que caiu como uma luva para isso foi a Hitachino White Ale, uma artesanal japonesa do estilo Witibier, que leva em seus ingredientes casca de laranja, suco de laranja e sementes de coentro. Bom, dá para imaginar que ficou delicioso! A acidez da cerveja dançou lindamente com a textura do bolinho!

framboise max

Uma harmonização de encher os olhos! Este pequeno macarron de framboesa casou com a escolhida Lambic também de framboesa! Os sabores, mesmo que parecidos por conta da fruta se diferenciam porque um é bastante doce e o outro é bastante ácido, e essa é a magia 😉 A cerveja escolhida foi essa belga Max Framboise (para quem está se familiarizando, quando é Lambic, obrigatoriamente é Belga!).

cerveja max passionEu estava ansiosa para chegar este momento! A Katharine fez um cheese cake bem cremoso, daqueles que preenchem toda a nossa boca e nos faz salivar. Com calda de maracujá, eu ainda insisti na harmonização por pariedade e escolhi uma Max Passion (ah o amor!), também Lambic, mas que leva suco de maracujá. A cor é linda e o sabor não parece com o de uma cerveja tradicional em quase nada! Parece mais um vinho espumante de fruta, e dos bons. E olha, ficou bom demais! De novo o ácido/doce caiu muito bem e o gás carbônico ajuda a limpar o untuoso que a sobremesa deixa na boca.

baba au run e trufas nogneParecia que ninguém mais queria comer doce depois de um cheese cake, mas então para arrematar a noite, chegaram duas sobremesas e a cerveja Nogne Imperial Brown Ale. Um baba au run (docinho que fica mergulhado em especiarias por bastante tempo, depois coloca-se chantilly e frutinhas frescas!!!) e a tradicional trufa (tradicional COM chocolate belga!). Não seria nenhuma novidade eu dizer que ficou ótimo! A gente come até devagarzinho!

harmonizacao de cervejasEssas foram as estrelas da noite, excelentes descobertas e que encararam muitíssimo bem a aventura de combinar com uma entrada e os docinhos!

As cervejas do Ultraje, Tereza e as Lambisc são de venda exclusiva do Mr. Beer. A Hitachino comprei no Biergarten (Ribeirão Preto) e a Nogne no Empório Santa Fé em Sertãozinho!

turma harmonização de cervejasTurma que participou! E com isso comprovamos que dá para encantar as mulheres cervejeiras que estão nesse mundão grande! A sensibilidade feminina aflora em cada gole!

bia amorim marina sacomanEu e a Marina Sacoman, atual coordenadora dos Cursos de Gastronomia e Turismo da Barão de Mauá em Ribeirão Preto.

la sucreriaEla é a dona das mãos fabulosas e delicadas que preparou os docinhos da nossa harmonização e atende em uma casinha linda chamada La Sucreria, com uma varanda deliciosa e fornadas diárias. Vale a pena ir conhecer!

mr beer ribeirão pretoEu e a Tarsia, empresária que cuida da loja do Mr. Beer de Ribeirão Preto, na Rua do Professor e também da Cervejaria Lünen Bier (que fabrica as duas primeiras cervejas que tomamos).

staff harmonizaçãoStaff do dia (faltando o Guilherme Aguilar que nos ajudou tanto no serviço, mas já tinha ido quando tiramos a foto!)

Na foto, nosso fotógrafo Rogério Volgarine! Na página dele tem mais fotos do evento: Volgarine Fotografia

SABRINA, BIA, KATHARINEAs meninas que pensaram no cardápio, na harmonização! Aliás, em uma reunião deliciosa, nós três ficamos um tempão pensando em tantas possibilidades que foi difícil escolher e por isso vamos fazer mais vezes com certeza!

Adoce sua vida #bebamenosbebamelhor #bebaconsciente

Essa foi a divulgação do evento:

LASUCRERIAPeguei o depoimento da Paola Volgarine, que estava li só para acompanhar o trabalho do marido, chegou inclusive dizendo que não tomava cerveja! Que absurdo!!! Mas não nos convenceu e mesmo ela insistindo levamos cerveja para ela degustar com os docinhos. Abaixo o depoimento que ela colocou na sua Fan Page Economiss

“Mulherada, tem alguém aqui que curte cervejas artesanais??
Olha, quem me conhece sabe que não sou de beber nadinha, mas, recentemente, tive a oportunidade de acompanhar meu marido Rogerio Volgarine Fotografia em dois trabalhos e posso dizer que estou ENCANTADA com o universo e a complexidade destas cervejas! 
A expert no assunto Bia Amorim Por Obséquio e a chef Sabrina Galli Depósito Etílico Gastronômico desenvolveram um calendário de cursos de “harmonização de cervejas” para mostrar como combiná-las com os mais diferentes cardápios (saiba mais:http://glurl.co/cay).
Eu fui no de harmonização com doces e cozinha moderna e, para minha surpresa, 90% do público era feminino! kkkkkk verdade! Por isso quis compartilhar aqui com vocês! E não é merchan, viu!? rs
Estudantes de gastronomia, donos de bares e restaurantes, podem apostar nisto como um grande diferencial! É um mercado que está crescendo muito e conhecimento nunca é demais!!
Fica minha dica pra vocês, seus namorados, maridos… 
Os cursos são em Ribeirão Preto, mas tem gente vindo de fora! 
Ainda faltam 4 harmonizações! 
Confiram algumas fotos: http://migre.me/glKUN “

Bia Amorim curtiu isso =)

 

 

3 Comments Add yours

  1. Paola diz:

    Que legal, Bia!! 🙂 Quem diria, né!? rsrs Passei aqui mesmo para agradecê-la e parabenizá-la!! Posso garantir que até quem não é de beber, vai ter, no mínimo, vontade de conhecer este universo, só pela maneira com que expõe seu conhecimento!! Sucesso sempre pra você e pra Sabrina!! Beijos

    1. Bia Amorim diz:

      Por favor me chama para beber hein!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s